ponto de cultura
eventos
GARAJAL DE PORTÃO ABERTO
Ao longo desses anos de existência o Grupo Garajal sempre teve seu portão aberto para artistas, públicos, curiosos e quem mais tivesse interesse em conhecer um pouco mais da nossa história, solidificando dessa forma um espaço de troca de saberes na nossa sede.
O que hoje conhecemos como Garajal de Portão Aberto começou com o "Sararau do Garajal", um evento onde chamávamos a comunidade para adentrar ao nosso quintal e assistir diversas apresentações artística.
Hoje, além do nosso espaço dentro da sede, temos não só apresentações, mas também ações formativas e intercâmbio e utilizamos diversas vezes a rua 18 para a construção dessa grande roda onde a arte possibilita a movimentação não só dos moradores da rua mais também de todo e seu entorno, e do público em geral do nosso estado.
E é nessa busca de solidificar ainda mais essa rede de intercâmbio com grupos, instituições, agentes culturais e profissionais da mais diversas áreas que o grupo insisti em manter seu portão aberto, e consolidar esse grande diálogo entre a arte, cidade e público.
...tudo começou com o "Sararau do Garajal" , onde a comunidade se fazia presente na nossa sede.
... tive a oportunidade de assistir grupos da cidade e de outras localidades do Ceará e do Brasil
REISADO DO GARAJAL:
GUERREIROS DE JORGE
Reisado do Garajal, vem ao longo de 15 anos construindo na cidade de Maracanaú a participação popular envolta dessa manifestação cultural, se enraíza no processo de encenação, do canto e música e das danças, a narrativa vem se construindo de acordo com a necessidade e no fluxo dinâmico da contemporaneidade, entendo que a cultura popular é contemporânea, reinventando formas de fazer.
O grupo Garajal é um grupo com base no teatro de Rua Popular e nas técnicas da arte circenses, soma-se assim junto a manifestação o diálogo com essas duas bases, onde nasce assim brincantes/ palhaços/ atores.
Com essa grande mistura entre o sagrado e profano o Reisado do Grupo Garajal vem na luta pela preservação e difusão dessa manifestação popular, que na sua estrutura cênica é formada por danças populares como; coco de roda, baião, cabaçal, marchinhas e outros.
Todo o projeto começa em meados de outubro com um processo formativo para novos brincantes/guerreiros, depois saimos para as ruas de Maracanaú, mantendo a tradição da tiragem de reis e encerramos o ciclo anual com a apresentação desse grande espetaculo.
O espaço é transformado em um grande terreiro, entre os passos e as músicas desfilam pela cena as figuras/entremeios tradicionais e em alusão as tiragens de reis, que batem de porta em porta, iniciamos a apresentação pedindo permissão ao público para adentrar e assim poder continuar com a brincadeira.
... abram as portas do meu reisado, cantos e loas vamos ecoar.
... mas que uma apresentação ou projeto, o reisado do garajal surge como essa grande rede de afeto.
QUEIMAÇÃO DO JUDAS DO GARAJAL
NAME, TITLE
A queimação do Judas do Garajal vem ao longo desses anos se solidificando dentro as manifestação tradicional da cultura nordestina do estado, que por sua vez ganha força por entender a grande difusão nas ruas da cidade de Maracanaú - Ceará.
Juntamente com a queima do Judas também é feito um cortejo para a arrecadação de prendas, Concurso do melhor Judas, a Leitura do Testamento. Sempre contando também com as apresentações artisticas.
O evento sempre acontece na sede do grupo com participação e mobilização da comunidade e outros artistas da cidade. A ideia é proporcionar um momento de apreciação da cultura popular e preservação da memória do povo de Maracanaú.
... com mais de 10 anos de existência o Judas do Garajal vem se enraizando dentro do cenário cultural do estado do ceará
... muito bom poder contar com essa festa aqui em Maracanaú, me faz lembrar da minha infância.