top of page
Garajal de Portão Aberto

ponto de cultura

eventos

GARAJAL DE PORTÃO ABERTO

Ao longo desses anos de existência o Grupo Garajal sempre teve seu portão aberto para artistas, públicos, curiosos e quem mais tivesse interesse em conhecer um pouco mais da nossa história, solidificando dessa forma um espaço de troca de saberes na nossa sede.

O que hoje conhecemos como Garajal de Portão Aberto começou com o "Sararau do Garajal", um evento onde chamávamos a comunidade para adentrar ao nosso quintal e assistir diversas apresentações artística.

Hoje, além do nosso espaço dentro da sede, temos não só apresentações, mas também ações formativas e intercâmbio e utilizamos diversas vezes a rua 18  para a construção dessa grande roda onde a arte possibilita a movimentação não só dos moradores da rua mais também de todo e seu entorno, e do público em geral do nosso estado.

 

E é nessa busca de solidificar ainda mais essa rede de intercâmbio com grupos, instituições, agentes culturais e profissionais da mais diversas áreas que o grupo insisti em manter seu portão aberto, e consolidar esse grande diálogo entre a arte, cidade e público. 

Garajal_de_Portão_Aberto.jpg

...tudo começou com o "Sararau do Garajal" , onde  a comunidade  se fazia presente na nossa sede.

Encerramento periferia.jpg
bom_é_o_que_acaba_bem.jpg

... tive a oportunidade de assistir grupos da cidade e de outras  localidades do Ceará e do Brasil

Reisado e tiragem

REISADO DO GARAJAL:

GUERREIROS DE JORGE

Reisado do Garajal, vem ao longo de 15 anos construindo na cidade de Maracanaú a participação popular envolta dessa manifestação cultural, se enraíza no processo de encenação, do canto e música e das danças, a narrativa vem se construindo de acordo com a necessidade e no fluxo dinâmico da contemporaneidade, entendo que a cultura popular é contemporânea, reinventando formas de fazer.

 

O grupo Garajal é um grupo com base no teatro de Rua Popular e nas técnicas da arte circenses, soma-se assim junto a manifestação o diálogo com essas duas bases, onde nasce assim brincantes/ palhaços/ atores.

 

Com essa grande mistura entre o sagrado e profano o Reisado do Grupo Garajal vem na luta pela preservação e difusão dessa manifestação popular, que na sua estrutura cênica é formada por danças populares como; coco de roda, baião, cabaçal, marchinhas e outros.

Todo o projeto começa em meados de outubro com um processo formativo para novos brincantes/guerreiros, depois saimos para as ruas de Maracanaú, mantendo a tradição da tiragem de reis e encerramos o ciclo anual com a apresentação desse grande espetaculo.

 

O espaço é transformado em um grande terreiro, entre os passos e as músicas desfilam pela cena as figuras/entremeios tradicionais e em alusão as tiragens de reis, que batem de porta em porta, iniciamos a apresentação pedindo permissão ao público para adentrar e assim poder continuar com a brincadeira.

 

21607_1090997674266073_21721365210629010

... abram as portas do  meu reisado, cantos e loas vamos ecoar.

Foto reisado 2020.jpg
GPA REISADO.jpg

... mas que uma apresentação ou projeto, o reisado do garajal surge como essa grande rede de afeto.

Judas

QUEIMAÇÃO DO JUDAS DO GARAJAL

NAME, TITLE

A queimação do Judas do Garajal vem ao longo desses anos se solidificando dentro  as  manifestação tradicional da cultura nordestina do estado, que por sua vez ganha força por entender a grande difusão nas ruas da cidade de Maracanaú - Ceará.

Juntamente com a queima do Judas também é feito um cortejo para a arrecadação de prendas, Concurso do melhor Judas, a Leitura do Testamento. Sempre contando também com as apresentações artisticas.

O evento sempre acontece na sede do grupo com participação e mobilização da comunidade e outros artistas da cidade. A ideia é proporcionar um momento de apreciação da cultura popular e preservação da memória do povo de Maracanaú.

11146231_945555588810283_311365317705517

... com mais de 10 anos de existência o Judas do Garajal vem se enraizando dentro do cenário cultural do estado do ceará

Edited Image 2016-03-09 14-54-05
11115708_945558335476675_893367363312262

... muito bom poder contar com essa festa aqui em Maracanaú, me faz lembrar da minha infância.